A aparência das orelhas é uma preocupação estética muito grande para algumas pessoas. Conhecida como “orelha proeminente”, caracteriza-se por uma orelha mais projetada para fora da cabeça, o que causa desconforto e insegurança em quem a possui. Felizmente, existem soluções para corrigir este problema.
Nesse artigo, vamos entrar a fundo em como tratar a orelha de abano e recuperar a autoestima de muitas pessoas ao redor do mundo.
O que é a Orelha de Abano?
Sendo de característica hereditária e presente desde o nascimento, a orelha projetada para fora é uma condição que atinge cerca de 5% da população mundial e nada mais é do que a orelha projetada para fora, seu nome “abano” é caracterizado pelo formato no qual parece abanar algo.
Como diminuir a Orelha de Abano?
Ainda bebê:
Para bebês, onde é visível a condição, o uso de cintas modeladoras é uma ótima opção para os pais utilizarem logo nos primeiros meses e anos de vida da criança. Esses dispositivos ajudam a corrigir a posição das orelhas enquanto a cartilagem ainda está em fase de desenvolvimento.
Mas é necessário o acompanhamento de um médico pediatra, pois o mau uso dessas cintas pode resultar na má formação do crânio do bebê, que também é bastante maleável durante o crescimento infantil.
Fase adulta:
O passo mais simples e eficaz é a Otoplastia, que é um procedimento cirúrgico onde a orelha é remodelada para ficar esteticamente mais próxima à cabeça.
- Como é feita?
A cirurgia é realizada com anestesia local ou geral, dependendo do caso. O médico faz uma incisão atrás da orelha para moldar a cartilagem, ajustando o ângulo e o formato. - Recuperação:
A recuperação da otoplastia pode variar de acordo com o paciente e o procedimento realizado, mas geralmente leva cerca de dois meses para a cicatrização inicial e seis meses para a completa recuperação. - Avisos:
- Não mexer no curativo (capacete). Não molhar durante o banho.
- Repouso nos 3 primeiros dias para evitar sangramento.
- Dormir com a cabeceira elevada 30º.
- A dor na orelhas pode ocorrer, de forma leve.
- Retornar em 7 dias, aproximadamente, para retirada do curativo e dos pontos.
Resultados:
O custo da otoplastia é relativamente alto, podendo variar de região para região no Brasil, custando de R$ 5.000 a R$ 15.000. Porém, existem opções mais baratas no mercado, como o “Projeto Orelhinha” e até grátis, como é o caso do SUS.
Otoplastia – Projeto Orelhinha
Criado em 2010, o Projeto Orelinha foi fundado pelo cirurgião plástico Marcelo Assis. Seu intuito é garantir o acesso à otoplastia, com valores acessíveis, combatendo o bullying e promovendo a felicidade e autoestima de milhares de brasileiros.
Atendendo todo o território brasileiro, esse projeto tem mudado a vida de mais de 40 mil pessoas ao redor do país e está ganhando mais reconhecimento com o passar do tempo.
Conheça mais no vídeo abaixo:
Para participar, acesse: https://projetoorelhinha.com.br/ e mude a sua vida.
Otoplastia pelo SUS
Sendo um procedimento gratuito, a otoplastia pelo SUS ainda é uma das formas mais acessíveis no mercado. Para participar, é necessário passar por um médico, fazer exames e aguardar o agendamento.
Lembrando que o SUS pode ter uma fila de espera para iniciar a cirurgia, podendo levar de semana a anos. Para saber a sua posição na fila de espera do SUS, você pode entrar em contato com o Disque Saúde 136.
Se o seu caso for urgente ou se a fila de espera estiver anormalmente longa, você pode consultar um advogado especializado em direito à saúde. Ele pode ajudar você a entrar com uma ação judicial para agilizar o agendamento.
Métodos mais Acessíveis:
Embora não existam exercícios comprovados cientificamente para reposicionar a cartilagem das orelhas, algumas pessoas experimentam técnicas como massagem ou uso de adesivos para fixar temporariamente as orelhas à cabeça.
- Limitações
Essas práticas oferecem resultados temporários e se recomendam mais para ocasiões específicas.
Algumas pessoas levam essa situação ao extremo usando colas e produtos que grudam a orelha na cabeça, mas esses meios oferecem altos riscos à saúde e não se devem utilizar de maneira alguma!
Soluções Estéticas Temporárias
Se você procura uma correção sem intervenção, penteados ou acessórios podem ajudar a disfarçar o formato das orelhas. Coques baixos, tranças ou cabelos soltos são boas opções para reduzir a visibilidade.