Como esticar o pescoço?
Confira neste artigo, exercícios simples para ganhar altura no pescoço. Ganhar altura não é apenas um truque estético, mas também pode trazer benefícios para a saúde postural. Neste artigo, você vai descobrir técnicas práticas para alongar e valorizar o pescoço, sentindo-se mais alto e confiante.
Para chegar a um bom resultado, você vai precisar praticar diariamente exercícios de alongamento no pescoço. Vamos partir do princípio:
Postura
Por mais que não pareça, algumas posições em que você fica durante alguns minutos podem prejudicar todo o restante do seu dia. Seja sentado ou em pé, você deve tentar ao máximo manter uma postura ereta. Isso, além de manter você com uma boa aparência, irá reduzir as dores que poderá sentir na coluna.
Por isso, tente se manter atento à forma como você senta ou como permanece em pé, pois passar alguns minutos em posições erradas é o suficiente para moldar todo seu corpo de forma errada. Agora vamos aos exercícios práticos:
Alongamento da Nuca
Aproxime o queixo do peito para alongar a parte posterior do pescoço. Permaneça na posição por 20 segundos e depois descanse.
- O alongamento não deve causar dor. Portanto, não o prenda além do desconforto leve.
- Se necessitar de maior apoio, segure a parte posterior do pescoço com as mãos.
Alongamento parte da frente
Incline sua cabeça para cima, para alongar a parte frontal do pescoço. Após 20 segundos, relaxe.
- O alongamento não deve causar dor. Portanto, não exagere.
- Uma dica é fazer esses exercícios 2 vezes ao dia, uma ao acordar e outra antes de dormir.
Alongamento rumo ao ombro
Mantenha a estabilidade dos ombros e incline a orelha direita em direção ao ombro esquerdo, mantendo a cabeça voltada para a frente. Permaneça nessa posição por 20 segundos, feito isso, repita o processo no lado contrário.
- Caso precise, utilize as mãos para maior sustentação.
- Não exagere, se forcar demais a cabeça contra os ombros, você pode machucar o pescoço.
Alongamento cabeça virada
Mova o pescoço para a direita, olhando diretamente para o ombro direito (o mais longe possível sem sentir dor). Permaneça na posição por 20 segundos, depois relaxe e alterne. Por mais 20 segundos, olhe para a esquerda e relaxe.
- Se ultrapassar o limite do movimento e não sentir desconforto, pressione levemente a cabeça com a mão para intensificar o alongamento.
- Lembrando de não exagerar, pois o pescoço é uma área sensível do corpo e todo cuidado é pouco.
Alongamento de músculos escalenos
Além de contribuir para a flexibilidade cervical, o fortalecimento desses músculos pode aprimorar problemas respiratórios, uma vez que auxiliam na elevação da caixa torácica. A atividade a seguir é focada nos músculos escalenos:
- Sente-se de forma reta na extremidade de uma cadeira, com o queixo voltado para dentro e as orelhas apoiadas nos ombros.
- Use a mão direita para segurar a borda da cadeira para se manter estável. Se necessário, posicione a mão esquerda sobre a clavícula direita para mantê-la reta contra o peito.
- Mantenha a orelha esquerda voltada para o ombro oposto.
- Levante o queixo de forma leve e incline a cabeça em direção ao ombro esquerdo.
- Guarde a posição por um período de 30 a 60 segundos e repita o procedimento do outro lado.
Com estes exercícios, você poderá aumentar a altura do seu pescoço, mas é necessário que você mantenha os alongamentos em dia e sempre repita duas vezes ao dia.
Avisos e Dicas
- Interrompa o alongamento caso o exercício provoque desconforto.
- NÃO EXAGERE NOS ALONGAMENTOS. Deve sempre ser lembrado que o pescoço é um local sensível do corpo e alongamentos exagerados ou forçados demais podem acarretar problemas mais sérios!
- É recomendável consultar um fisioterapeuta, já que as atividades sugeridas acima podem não ser eficazes.